sábado, 14 de fevereiro de 2015

Águas gélidas do Pacífico

Viña del Mar e Valparaíso

O passeio de hoje eu contratei direto com a agência de viagens do Brasil, pela empresa Flytour, que terceirizaram para Season Travel, na minha opinião, um serviço muito mal prestado.
Estava agendado a saída do Hostel para as 9:00 e o carro só chegou as 10:00. Eu estava desistindo e tentava entrar em contato com as agências para ver o que iria fazer, mas por fim apareceram.
Na van conheci dois casais muito divertidos, um de mais idade, carioca e outro mais jovem, pernambuquense, conversamos sobre a cultura de suas cidades, descontraímos bastante durante o percurso que é de média 1hr e meia até o litoral. A serra chilena possui uma paisagem muito bonita e pelo caminho várias vinícolas. Uma boa dica para quem fizer este caminho de carro é parar para visitação destas vinícolas.

Chegando em Viña de Mar, a primeira parada foi um jardim que forma um relógio gigante que marca as horas corretamente. O relógio foi construído em 1962, para dar boas vindas a Copa do Mundo sediada pelo país.
Relógio de flores
Seguindo o passeio, paramos em frente a um monumento que foi trazido da Ilha de Páscoa, conhecido como Moai. São estátuas gigantescas de pedra, espalhadas pela ilha, construída por volta do ano 1.200 pelo povo Rapanui, os primeiros habitantes da ilha.
São mais de 800 exemplares, que pesam toneladas.
Moai
Almoçamos em um restaurante com vista para o mar. Comi um peixe muito saboroso, chamado Merluza do Pacífico, não tem nada a ver com a Merluza que conhecemos no Brasil, muito saboroso, apreciei um vinho da casa que infelizmente não recordo o nome.
Após o almoço, fizemos uma caminhada pela praia e claro, molhar os pés nas águas geladas do Pacífico. Muito frias realmente, as pessoas que se banham lá, geralmente surfistas, utilizam aquelas roupas como segunda pela.
Um breve comparativo com as praias brasileiras que apesar da grande aglomeração de pessoas em altas temporadas, são muito mais bonitas. Aqui alem do gelo o lugar tem cheiro muito forte de peixe.
Viña del Mar



Seguimos o passeio para Valparaíso, mas antes passamos em frente ao Casino, uma pena que não pude parar, eu estava louco para jogar um pokerzinho... rs


Já em Valpaíso, uma cidade portuária, um lugar de muitos morros que segundo o guia, possui diversas favelas, diferente das favelas que conhecemos, as favelas aqui são bem mais organizadas, possuem funiculares para subir os morros, ruas asfaltadas, possuí água, esgoto, coleta de lixo, etc.

Vista de Valparaíso
Valparaíso também era conhecida como "Pancho." A tradição conta que, em 1846, começou a construção da igreja de San Francisco, em que Baron Monte projetando a torre que abrigava a maquinaria para o relógio e quatro grandes áreas que podiam ser vistos a partir de qualquer local, especialmente a partir da costa, com uma obrigação para os marinheiros que desembarcam na baía. Vendo o campanário, encimado por uma cruz de ferro, o marinheiro disse, há Pancho!” 
fonte: wikipédia

Valpaíso sofreu um terremoto devastador em 1906, que mudou toda a geografia do local e a cidade teve que ser reconstruída quase em sua totalidade.
Em 2003, Valparaíso se tornou Patrimônio histórico e cultural da humanidade pela UNESCO e se tornou conhecida mundialmente, fazendo parte do roteiro turístico mundial.



Um comentário:

  1. Será que o seu tio, aquele taxista, gostaria desse local? hahaha
    Não se extresse, reverta os pequenos problemas em grandes oportunidades...

    ResponderExcluir