quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Campos do Jordão + 4Seasons MTB

Boa noite Irados...

Como disse no post anterior, tenho um novo hobby e nada como compartilhar com meus amigos sobre isto.

No último fim de semana fui participar de uma etapa de MTB chamada 4seansons em Campos do Jordão, este evento é formado com 4 etapas que representam as quatro estações do ano, que em 2016 foi composta pela etapa Verão em Caçapava, etapa Outono em Paraibuna, etapa Inverno em Santa Branca e etapa Primavera em Campos do Jordão.

Eu participei somente da última etapa que foi a de Campos do Jordão. A prova ainda é dividida em 3 categorias sendo a Light, Sport e Pro. Não preciso nem dizer que participei da Light... rsrsrs
Independente de categorias a prova não é fácil, quem conhece Campos do Jordão sabe muito bem a quantidade de subidas, morros, montanhas, seja lá que diabos queiram chamar aquilo, mas exige bastante da perna para subir de bicicleta tudo aquilo pedalando.
A prova já começa em 2 km de subida e segue boa parte do percurso subindo e descendo, após 1:55 minutos cheguei ao fim dos 23 km da prova que me prôpus a fazer e que achei um resultado satisfatório, tendo em vista anos de sedentário e por ainda não possuir condicionamento físico satisfatório, mas tive a satisfação de ver pessoas que largaram comigo chegando bem depois... Mas como disse meu objetivo era de terminar a prova. Claro que somos humanos e sempre há o gostinho de competição e chegar a frente de uma pessoa que seja já dá outra sensação... rs


Uma observação que fiz é que Campos do Jordão é bastante conhecida e movimentada no inverno e levar uma prova destas na primavera foi uma sacada muito boa para movimentar a cidade que permaneceu o fim de semana lotado.
Aproveitei a oportunidade da corrida e resolvi fazer um tour por Campos com a namorada e um casal de amigos que convidei que fizeram questão de prestigiar a prova qual fui participar. Outros amigos também estavam lá pela prova e pelo passeio em Campos.

A cidade também é conhecida pela sua boa gastronomia e aproveitamos bastante alguns dos restaurantes deliciosos do famoso bairro de Capivari.

Visitamos um parque chamado Amantikir, acredito que não muito conhecido pelos turistas, pois não observei muita propaganda pela cidade sobre o parque, mas é um ótimo programa para a primavera. Trata-se de um parque com jardins floridos divididos por temas separados por plantas e flores de diversos cantos do mundo.
Deixo aqui o link do site onde conta histórias e algumas curiosidades interessantes sobre o jardim...
De resto deixo algumas fotos e a dica para quem estiver passando pela região dar uma visitada neste belo parque.





Um novo Hobby

Recentemente iniciei um hobby, o do mountain bike, de maneira bem amadora, tenho disputado algumas provas na região e realizando "altos desafios", além deconhecer grupos de pessoas, paisagem e lugares que jamais imaginei conhecer, locais estes que somente amantes de esportes como MTB, Motocross ou Jipperos são capazes de chegar, pois os terrenos acidentados são bastante complicados para um veículo que não seja os citados acima.

Logo no inicio desta nova prática resolvi participar de uma prova aqui em Salesópolis mesmo, para conhecer e ter ideia de como era e se é possível terminar uma prova.

10º Desafio de MTB - São Vicente de Paulo em Salesópolis - SP ... já está na décima edição e eu nunca se quer havia ouvido falar desta prova. rs
Me preparei, acordei cedo e fui todo animado para tentar realizar a prova cujo objetivo era completar a prova, pois me disseram que o percurso é um dos mais difíceis da cidade.

Combinei com um amigo para irmos juntos, pois ele também é amador e um poderia acompanhar um outro e ajudar em qualquer intercorrência.
Fizemos a inscrição, que para moradores da cidade era no valor de 30 reais que dava direito a um kit com frutas e barrinha de cereais, nos posicionamos no grid de largada e iniciamos a prova.
A prova é bastante difícil, com muitas subidas e descidas com pedras, trilhas, passagens de água, mas uma paisagem exuberante e indescritível.
Após 3 horas e 10 minutos completamos uma prova de 30 km... pode parecer bastante demorado, mas o nível de dificuldade era grande e a maior vitória foi ter chegado, algumas pessoas não conseguiram ao menos completar a prova e muitos levaram mais tempo que isso... mas valeu a pena cada minuto e cada km percorrido, foi um desafio ao corpo, a mente e uma renovação para alma.
Troféu de participação