segunda-feira, 23 de maio de 2016

Bourbon Festival Paraty 2016

Um resumo sobre uma viagem para Paraty num evento pra lá de animado.

A viagem se tornou mais especial porque levei comigo minha namorada Rafaella e também contamos com a presença de diversos amigos.

Mas para começar a história vou regressar um fim de semana antes, no casamento do Aislan e Samira, um casal de amigos. O noivo um amigo de adolescência resolveu casar e fazer a festa de casamento do ano e resolveu compartilhar um pouco da emoção das viagens da lua de mel com os amigos e seguimos viagem para Paraty em um grupo de mais de 20 pessoas.

Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1667, teve sua emancipação política decretada após várias revoltas populares contra o centralismo que Angra dos Reis exercia sobre a cidade, em especial após a revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, tornando-se assim independente.
Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 39 965 habitantes (densidade demográfica: 35,6 h/km²).
A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil.
Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.
Fonte: Wikipédia

Paraty é encantadora, o centro histórico é lindo e se pode fazer diversos passeios de barco para as ilhas com prais encantadoras. Desta vez não fiz nenhum passeio de barco, mas fiz em viagens anteriores e recomendo.
O evento Bourbon Festival é musical e trás a cultura Blues, Jazz, Soul e R&B, são shows de ruas, e palcos nas praças durante o dia e noite, nomes fortes da música sempre marcam presença no evento que vem crescendo a cada ano.
Fiquei hospedado em uma pousada chamada Fortaleza, próximo ao centro histórico, cerca de 10 minutos de caminhada até a praça matriz. Vale ressaltar que as ruas do centro histórico são todas de pedras, o que dificulta um pouco a caminhada, mas este é o grande charme do lugar.
O calendário cultural de Paraty é extenso, muitos festivais como o Bourbon, Flip (literatura), festival da cachaça, entre outros muito mais que vão ganhando proporções maiores cada vez mais.
A culinária é de dar água na boca e dor nos bolsos, comer no centro histórico é gostoso mais é caro, mas vale cada centavo.